Tutorial - Hospedando imagens usadas no layout no Blogger (método gambiarra)

Esse tutorial foi atualizado em Junho/2020 devido a mudanças na interface do Blogger.

Já tentei descobrir mil e uma formas de hospedar no próprio Blogger as imagens para serem usadas no layout do blog sem precisar recorrer à gambiarra, mas no fim das contas, falhei miseravelmente em todas elas. Então, aí vai um tutorial rápido de como fazer isso, na base da gambiarra.

Primeiro abra o Blogger. Você pode usar o próprio blog onde as imagens serão usadas no layout ou criar um novo só pra isso. Em seguida, clique em Páginas (1) e depois no símbolo "+" (2) para criar uma nova página.

Imagem mostrando o Blogger aberto, indicando para clicar primeiro em Páginas e depois no símbolo + para criar nova página.

Você pode dar um nome para a página se quiser (3), só para se organizar. Então, clique no ícone de adicionar imagem (4) que vai fazer aparecer quatro opções (5): fazer upload do computador, fotos, blogger ou por url. Se a imagem estiver salva em seu computador / celular a opção a ser usada é fazer upload do computador. Se estiver hospedada no Google Fotos, Fotos é a opção a ser usada, mas a imagem vai ser duplicada e hospedada no Blogger. Se você vai usar uma imagem que já foi carregada para algum blog da sua conta, use a opção Blogger. Se a imagem já está hospedada em uma url eu realmente não sei porque você está lendo esse tutorial 

Imagem mostrando tela de criar nova página, com título Imagens, indicando o botão "adicionar imagens" e quatro opções em um quadro: fazer upload do computador, fotos, blogger ou por url

Tanto na opção Blogger quanto Fotos é só navegar pelos álbuns ou blogs e selecionar a imagem na janela que vai se abrir. Caso você tenha selecionado Fazer upload, a imagem abaixo vai abrir (6) aí é só clicar em Procurar ou arrastar a imagem ou imagens para esse quadro.

Imagem mostrando tela para adicionar imagens. Destacado por um retângulo vermelho está a opção Procurar ou arrastar uma imagem até aqui.

Ao inserir a imagem ela vai aparecer no post em tamanho reduzido. Clique na imagem e no botão editar (7).

Imagem mostrando tela de criar nova página, com uma imagem de exemplo em tamanho reduzido, selecionada, e aparecendo as opções de imagem, com o botão de editar imagem destacado.

Selecione tamanho original (8) e Atualizar (9). Repita os passos 7, 8 e 9 para cada imagem que você inseriu na página.

Imagem mostrando as opções de edição de imagem, destacado por um retângulo vermelho as opções "Tamanho original" e Atualizar

Toda imagem inserida já vem com link apontando para seu endereço, por isso não remova esse link! Agora é só clicar no botão de publicar (10).
Imagem indicando o botão de publicar, na tela de criar nova página.

De volta a lista de páginas, passando o mouse sobre o quadro da página recém criada, vai aparecer ao lado esquerdo as opções de reverter para rascunho, deletar e visualizar (11), e é nessa última que você tem que clicar.

Imagem mostrando lista de páginas, com a página Imagens destacada, aparecendo as opções de reverter para rascunho, deletar e visualizar, essa última em destaque.

Se você não deletou o link da imagem, é só clicar nela para abrir em uma nova aba (12). Caso contrário, é só clicar com o botão direto do mouse nela e selecionar a opção de abrir a imagem em nova guia ou aba.

Imagem mostrando a visualização da página Imagens, com a imagem carregada em destaque.

Assim que a imagem abrir é na barra de endereços (13) que está o que nos interessa: o link da imagem. Basta copiar esse link e usar em seu layout 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.