The Elders Scrolls V: Hearthfire, o add-on que prova que os Jarls não vão com a sua cara...

Hearthfire - add-on de The Elder Scrolls V: Skyrim
Hearthfire, add-on para The Elders Scrolls V: Skyrim, lançado no ano passado, permite que você compre terrenos e construa sua casa em três dos quatro estados menores: Falkreath, Morthal, e Dawnstar (apenas Wintherhold ficou de fora da festa, o que é uma pena T_T), utilizando material que você mesmo garimpa ou fabrica (e se você andou ignorando todas as pedras de ferro no jogo depois que passou a usar equipamentos feitos de outros materiais, se deu mal - assim como eu - pois você vai precisar de muiiiito prego, feito de ferro, e trancas, linguetas, etc, que também são feitas desse material, fora as construções de fora de casa, como o smelter, que usa muito, mas muito ferro.


Mas por que os Jarls não vão com a nossa cara? oO

Essa foi a impressão que eu tive assim que comecei a adquirir os terrenos para construir minhas casinhas em Skyrim, hehe, pois a localização deles não podia ser pior: além de ficarem bem longe das cidades, e cheio de perigos no caminho para chegar lá (a maioria desses perigos são bandidos), todas elas ficam perto de alguma ameaça tipo gigantes, tumbas antigas, covil de lobos, horkes mal-humorados etc.

Altar do necromante, sem o necromante :P

Mesmo Lakeview Manor, de Falkreath, que tem a localização mais decentezinha entre as três casas, tem uma bela vista para o lago Illinatta e para um necromante mal encarado que te ataca assim que você chega perto. Uma beleza xD


Hearthfire também permite adotar até duas crianças (não só as do orfanato, mas outras crianças órfãs que você encontra por aí e qualquer outra criança que tenha pais, mas que acabem morrendo ao longo do jogo). Mas quem em sã consciência levaria a família para viver em lugares tão perigosos assim? Afinal, além dos perigos de cada lugar, ainda há ataques aleatório de gigantes, bandidos, sequestradores, lobos... num desses ataques, um gigante matou todas as minhas galinhas u-u

É nesse momento que entra em cena a figura do stweard (administrador). O steward é alguém que você pode contratar entre alguns dos seus seguidores, e além de tarefas administrativas, como comprar material para a construção da sua casa (não, ele não compra iron ore ahaha), mobília para a casa (que você também pode construir por conta própria, mas é mais divertido comprar e ir aventurar por aí, esperando a mobília ir aparecendo magicamente na casa a cada visita u-u) e outras facilidades como uma carruagem, um bardo, uma vaquinha, galinhas e cavalos, ele, assim como o/a housecarl ajudam a defender a casa dos perigos (desde que estejam do lado de fora e por perto). Mas graças a bugs e doidices do jogo, é bom não contar só com isso. Tirando a housecarl de Lakeview Manor que está sempre por perto, eu raramente vejo os housecarls dos outros lugares (embora tenha encontrado um deles, Gregor, vindo da direção de Whiterun, longe demais da casa, humpf). E os stewards estão sempre dentro de casa à noite, ou seja, se o perigo aparece nessa hora, você tem que se virar (ou chorar sobre as galinhas assassinadas).


Mas apesar disso tudo, é bem divertido construir a sua casa. O hall de entrada e a casa principal são iguais em todas, mas os anexos você pode variar de uma para outra, escolhendo para cada lado (norte, leste e oeste) uma entre três opções diferente que variam entre quarto, cozinha, laboratório de alquimia, biblioteca, depósito, sala de troféus etc etc.

Fora de casa você também pode criar um estábulo, um jardim para plantar o que quiser, cercado para os animais (mas que mesmo assim tem uma abertura por onde as galinhas saem e são mortas por gigantes ¬¬), forja para você criar suas armas e armaduras e uma construção exclusiva para cada uma das casas: uma colméia, uma máquina para fabricar farinha e um criadouro de peixes (que os horkes mal-humorados dominam u-u). Na cozinha, vem um forno onde você, usando antigos e novos alimentos (agora tem leite, mel e manteiga, além da farinha), cria variados tipos de alimento, inclusive o sweetroll, que ninguém me roubou, aliás =P

Dicas:
- Sempre que você compra um terreno, no baú perto da mesa de planejamento, tem item suficiente para você fazer a casinha básica (que mais tarde pode ser transformada em hall de entrada).
- Quando você já tiver o seu steward e começar a comprar melhoramentos para a sua casa, procure deixar a vaca e o cavalo para serem comprados juntos, e por último, já que esses items estão meio bugados e fazem sumir a opção da caixa de diálogo do steward depois.
- Aparentemente Aela, the Huntress é uma steward extremamente bugada. Lob e Marcúrio também têm alguns bugs reportados.
- A manteiga você consegue de tempos em tempos na sua própria cozinha, no batedor de manteiga.
- Você não pode tirar leite da vaquinha duh u_u, mas de tempos em tempos aparecem jarros de leite na cozinha.

Abaixo, algumas imagens do jogo:
Comprando o terreno em Falkreath. Custa a bagatela de 5000 septins :D

Após comprar o terreno, o próximo passo é ir até o local para começar a construir.

Sua área de trabalho, você usa a mesa de carpintaria para construir os componentes da casa.

Novos itens e materias-primas foram adicionados nesse add-on.

Alguns materiais você tem que comprar em cidades ou serrarias.

Pouco a pouco você vai juntando material e criando itens para construir a sua casa.

Uma vista da casa , ainda em construção.

Seus filhos de vez em quando aparecem querendo adotar algum bichinho.

Mais informações:





Nome: The Elder Scrolls V: Hearthfire
Desenvolvedora: Bethesda Softworks
Publicado por: Bethesda Softworks
Distribuído por: Bethesda Softworks, Steam
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360
Data de lançamento: 04/09/12 (Xbox 360), 04/10/12 (PC) e 19/02/13 (Playstation 3)

Web:
The Elder Scrolls V: Skyrim (site oficial)

7 comentários:

  1. Bolei pq construí minha Lakeview toda bonita e esqueci de botar quarto das "criança".

    Mas ainda bem que vc disse que existem outros lugares, pq eu ainda não fui a Dawnstar e nem a Morthal (sim, estou embromando).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada casa vem com dois quartos, mas um desses, se você tem um(a) housecarl e um(a) steward, são eles que usam xD
      Ainda não testei levar minha família para essas casas sem quarto de criança para ver como fica. Não acho nada seguro, ahaha.

      Excluir
  2. Bolei pq construí minha Lakeview toda bonita e esqueci de botar quarto das "criança".

    Mas ainda bem que vc disse que existem outros lugares, pq eu ainda não fui a Dawnstar e nem a Morthal (sim, estou embromando).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada casa vem com dois quartos, mas um desses, se você tem um(a) housecarl e um(a) steward, são eles que usam xD
      Ainda não testei levar minha família para essas casas sem quarto de criança para ver como fica. Não acho nada seguro, ahaha.

      Excluir
  3. Meu irmão joga esse jogo, mas não sei se ele teve não gostou das casas ficarem no meio do nada. Lembro de ter visto ele construindo umas casas, é legal, mas muito pesado para meu notbook =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena... mas fica pesado mesmo colocando as opções gráficas mais baixas? A qualidade não fica tão prejudicada assim, esses prints que eu tirei foram do meu notebook e ele nem é daqueles especiais para games :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.