Crescendo, de Becca Fitzpatrick

Quando eu li Sussurro, no ano passado, caí de amores pelo livro. A história era ágil, emocionante e o casal de protagonista tinha muita química. Mal podia esperar pela continuação, Crescendo, e assim que o livro foi lançado, fui correndo comprar, gastando o dinheiro que estava reservado para o meu almoço daquela semana =P
Comecei a ler quase que imediatamente. E para meu total pavor, depois de algumas páginas a leitura começou a se arrastar. Não posso dizer que me decepcionei com o livro, mas eu realmente esperava mais dele. Até bem depois da metade ele é muito parado, se for comparar com Sussurro, e Nora e Patch parecem ter tomado aulas especiais de cabeça-durisse nesses meses que se passaram entre um lançamento e outro. O bom é que perto do fim ele retoma o velho fôlego de antes e acontece muita coisa, acabando em um momento tenso o suficiente para deixar qualquer um louco pelo terceiro (e segundo a autora, último) livro da série.


No começo de Crescendo, vemos o quanto o relacionamento de Nora e Patch vai indo bem. Só que logo após prometerem um ao outro que jamais se separariam, e Nora ter dito a Patch que o amava, ele passa a se comportar de modo estranho: se distanciando dela e o pior, se aproximando cada vez mais daquela que pode ser considerada inimiga mortal de Nora: Marcie Millar. A partir daí, Nora descamba em uma paranóia sem fim, diposta a creditar em qualquer sinal que apareça a sua frente indicando que está sendo traída, sendo que Vee, sua amiga (da onça), só ajuda a por mais lenha na fogueira e, como sempre, mais atrapalha que ajuda. Além dos problemas com Patch, Nora começa a ter visões com seu pai, e antigos questionamentos a cerca de sua morte ressurgem, ao mesmo tempo em que ela percebe que (novamente) existe alguém tentando ferí-la. Para piorar, um antigo conhecido de Nora, Scott, está de volta à cidade, e sendo a mãe de ambos grandes amigas, elas começam a tentar empurrar a garota para cima do rapaz, que não poderia ser defininido por adjetivo melhor que o que Patch usou no livro: tenebroso.

Como eu disse no começo da resenha, achei o livro bem paradão. Nora fica a maior parte do tempo pensando em altas teorias conspiratórias a respeito do seu namoro e qualquer indício de que Patch e Marcie estão vivendo um tórrido e secreto romance já é motivo para páginas e mais páginas de drama. Nesse livro, Nora Grey está extremamente obsessiva e dependente da presença de Patch. E paranóica. E deixou de ser anêmica (tá, não deixou, mas uma coisa que tinha tanta importância no primeiro livro, simplesmente ser ignorada nesse ficou meio estranho, hehehe), ou seja, tudo o que ela não era no primeiro livro.
Confesso que senti muita raiva da Nora boa parte do livro, principalmente quando ela embarcava na paranóia ou se metia nos lugares barra-pesada toda vez que era chamada de 'certinha'. Mas ela teve também seus bons momentos, como quando roubou o diário da Marcie ou o jeep do Patch, hahaha xD
Patch aliás, também mereceu sua quota de raivinha. Sempre na dele, podia ter aliviado um pouco as coisas se simplesmente tivesse dado algumas explicações, tsc, tsc, tsc.


Quando terminei Crescendo, percebi que o problema dele, afinal de contas, foi o de ter sido o segundo livro de uma trilogia (pelo menos a autora, Becca Fitzpatrick disse que o terceiro era o último). Como todo bom segundo livro, ele serviu mais de gancho para um terceiro que outra coisa. Respondeu algumas perguntas, mas criou várias outras. A morte do pai da Nora foi o grande mistério a ser solucionado, mas muitas outras verdades terríveis vieram a tona. Traição eu acho que acabou sendo o mote da coisa toda.
Espero sinceramente que o terceiro livro recupere um pouco da ação que Crescendo perdeu. Já tenho meus palpites sobre o que pode acontecer, mas vou ficar bem quietinha antes que acabe viajando demais =P



Mais informações:





Nome: Crescendo
Autor: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570090
Número de Páginas: 288

Web:
Site oficial da escritora Becca Fitzpatrick
Série Sussurro (hot site oficial da Ed. Intrínseca)
Site da Ed. Intrínseca
Crescendo no Skoob
Crescendo no O Livreiro

2 comentários:

  1. Aaaaiiim, eu nao sinto todo esse frenesi por Sussurro e Crescendo sabe?! Ja li o primeiro, e como nao gostei, nao me interessei em ler o segundo... Enfim!!

    Xêro da Rapha

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!

    Tudo beim?!

    Então, eu estou aqui passando para te fazer um SUUUPER pedido!! O blog mudou de endereço e eu PRECISO MUITO que você passe lá e me fale o que achou! *-* Por favor, eim?! A sua opinião vai fazer uma blogueira muito feliz!

    Passa lá!!

    http://equalizedaleitura.blogspot.com

    E tem o twitter tbm! Eu sigo de volta! @EqualizeLeitura

    Obrigada!

    Beijos da Rapha! :*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.