Lara Croft and the Guardian of Light

A primeira coisa que eu pensei quando vi as imagens de Lara Croft and the Guardian of Light, quando ele foi lançado, foi algo como "Oh Meu Deus, o que fizeram com Tomb Raider? Esse novo jogo deve ser uma droga!!! O_O"

Hahaha, é, eu realmente sou uma exagerada, mas sinceramente achei que não fosse gostar do jogo, simplesmente por causa da perspectiva isométrica usada, que me lembrava muito o do jogo Mario RPG e que na época eu havia detestado. Mas aproveitando a promoção de fim de ano no Steam, comprei o jogo para ver como era e afirmo que retiro tudo o que havia dito sobre ele.

Lara Croft and the Guardian of Light é bom demais! *_*



"Xolotl! Face me!"
Desenvolvido pela Crystal Dynamics, o jogo é uma espécie de spin-off da série Tomb Raider, e por isso mesmo leva apenas o nome da heroína no título. A história segue basicamente a mesma linha dos Tomb Raiders. Lara está na América Central, atrás de um artefato considerado desaparecido a muito tempo, o Mirror of Smoke. Esse artefato foi a peça chave em uma batalha ocorrida a dois mil anos atrás, entre Totec, o guardião da luz e Xolotl, guardião das trevas. O exército de Totec havia sido dizimado pelas criaturas que Xolotl havia libertado atravé do espelho, mas Totec, tendo sobrevivido, encontrou um modo de prender Xolotl no espelho. Totec então, fez-se uma estátua, ficando próximo ao espelho para vigiá-lo. Quando Lara encontra o Mirror of Smoke, ela é seguida por um mercenário local que, ignorando ou não acreditando na maldição em torno do objeto, o pega e liberta Xolotl. No mesmo instante Totec retoma sua forma humana e tenta impedir a fuga do inimigo (em vão, claro, senão não teria jogo ;P). A partir daí, a aventura começa. Lara e Totec se aliam para prender Xolotl novamente no espelho antes que seja tarde demais.

Lara Croft and the Guardian of Light possui algumas diferenças para os outros jogos da série Tomb Raider, a começar pela já mencionada perspectiva do jogo. A câmera fica mais ou menos fixa, mudando apenas conforme o zoom (ora mais perto da personagem, ora mais afastado), o que de vez em quando atrapalha, já que os inimigos literalmente brotam do chão e você não vê bem de onde eles estão vindo.

Com essa perspectiva é muito fácil você perder a noção do que está logo abaixo ou
muito abaixo, então para se estabacar no chão é um pulo só ¬¬

Nessa parte do jogo fica muito tenso, não para de
sair aranha do buraco o-o


Aliás, tem partes em que a tela enche de inimigos e você tem que ficar atirando feito louco e rolando pra lá e pra cá para escapar. Nesse jogo não há mira automática, no meu caso em que eu joguei no PC, a mira era feita com o mouse (agora imagina a cena, eu movendo a Lara com o joystick em uma mão, e atirando com o mouse com a outra e mudando a arma no teclado usando o polegar da mão que estava no mouse XD)


Inventário


O inventário também é diferente. Você só pode carregar armas, artefatos (artifacts) e relíquias (relics). Os artefatos servem para aumentar coisas como defesa, ataque, número de bombas, etc, ao passo que as relíquias só são acionadas quando o Relic Meter está cheio. Se você precisa recuperar hp ou arranjar mais munição, tem que encontrar os objetos espalhado pelo jogo que os recuperam (daí vc passa por eles para receber o efeito).


Totec bem que tenta mandar Lara Croft pilotar fogão,
mas Lara é Lara, né? ;D
Outra diferença está nas cinemáticas. Principalmente no início, quando Lara está contando a história do Mirror of Smoke, elas alternam entre imagens estáticas ao estilo HQ e cenas mais tradicionais, em cg, como nos Tomb Raiders. Eu particularmente achei bem legal assim.

O jogo para PC e algumas outras plataformas permitem que se jogue em modo Co-Op, mas eu ainda não testei esse modo então não posso falar sobre ele, hehehehe =P

Os puzzles e os secrets continuam presentes no jogo. Esses últimos, na forma de caveiras vermelhas que você deve encontrar e coletar.


Outras screenshots:

Tela inicial do jogo, para PC (Steam)

No início de cada fase, você vê quais são seus objetivos.
Conseguindo alcançá-los, você recebe artefatos, relíquias e até armas

Passe por cima desse "foguinho" para recuperar o hp

A lança que Totec te dá no começo do jogo pode ser usado para
alcançar lugares mais altos ou passar por cima de buracos/penhascos/afins

Tem horas que nem dá para pensar, tem que atirar pra todo lado!

O jogo é camarada e avisa quando você tem chance de ganhar
algum bônus =D

Mais informações:





Nome: Lara Croft and the Guardian of Light
Desenvolvedora: Crystal Dynamics
Publicado por: Eidos Interactive
Distribuído por: Square Enix
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox Live Arcade
Data de lançamento: Agosto/2010 (Xbox), Setembro (PlayStation 3 e PC)
Modos de jogo: um jogador ou dois jogadores em modo de cooperação.

Web:
Lara Croft and the Guardian of Light (site oficial do jogo)
Stella's Tomb Raider Site (LCGoL Walkthrough)
Trailer oficial de Lara Croft and the Guardian of Light

5 comentários:

  1. Será q o do PS3 tem diferenças? provavelmente tem sistema de troféu. Eu sempre fui uma grande fã da série, e admito q os jogos mais recentes me decepcionaram, se conseguir comprar barato, vou testar ^^

    ResponderExcluir
  2. @Noa
    Nããão, eu me confundi, no PC tem os feitos/achievments que nem no PS3 e Xbox mas troféus só tem no PS3 mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho videogame, mas meu melhor amigo tem e ele é totalmente viciado em Tom Raider, vou perguntar se ele conhece esse spin-off :D

    xx thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Bah eu sou bem viciada nesses joquinhos e tudo o mais.

    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.