Ex-Libris, de Anne Fadiman

Ex-Libris, de Anne Fadiman, é um dos poucos livros de não-ficção que eu li até hoje com gosto e vontade e que lamentei muito quando acabou - rápido demais - já que ele é bem fininho. O livro é uma coletânia de 18 ensaios muito bem-humorados sobre livros e leitura, escrita por alguém que se auto-declara bibliólatra e amante dos livros.

Acho que qualquer um que mantenha um hábito de leitura mais ou menos constante, pelo menos o suficiente para adquirir algumas manias desde as mais normais às mais estranhas e inconfessáveis, vai se identificar com as passagens desse livro.

Logo no primeiro ensaio, por exemplo, deparamos com um momento solene na vida da autora: a união da biblioteca dela com a do marido. Para qualquer pessoa comum esse ato pareceria algo extremamente banal, mas quem tem sua própria biblioteca entende que misturar seus livros com os de outra pessoa, seja parente, marido ou mulher, é o equivalente a revelar seus segredos mais íntimos. Complicado, muito complicado!
A cada novo capítulo, nos deparamos com mais hábitos ou situações que se não reconhecemos em nós, reconhecemos facilmente em amigos ou parentes: como você trata seus livros? Já leu histórias que descreviam cenas ou situações nos próprios locais que o livro cita? Você tem uma estante excêntrica? Aliás, o que seria uma estante excêntrica?

Todas essas perguntas Anne Fadiman responde em Ex-Libris, por mais constrangedoras que certas respostas / confissões pudessem ser para ela ou sua família... hehe.

Concluindo, recomendo muito a leitura desse livro. Tenho certeza de que você não vai mais se sentir sozinho em seus hábitos (estranhos ou não) a cerca de livros ou leituras. Eu pelo menos não me senti mais XD

Mais informações:





Nome: Ex-Libris
Autor: Anne Fadiman
Editora: Jorge Zahar
ISBN: 8571106444 / 9788571106444
Número de Páginas: 162

Web:
Anne Fadiman na Wikipedia
Jorge Zahar Editora
Ex-Libris no Skoob
Ex-Libris no O Livreiro

3 comentários:

  1. Esse livro é ótimo mesmo, li-o quando foi lançado e já o li mais duas vezes desde então. É muito engraçado e bem escrito. Parabéns por divulgá-lo.

    Ricardo da Mata

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é ótimo mesmo, li-o quando foi lançado e já o li mais duas vezes desde então. É muito engraçado e bem escrito. Parabéns por divulgá-lo.

    Ricardo da Mata

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.